Wednesday, September 28, 2022

Tutorial ♡ Simple Headdress

headdress tutorial

Olá olá! Eu queria compartilhar esse acessório que fiz semana passada. Eu estava sentindo falta de ter algo feito à mão, por mim, de poder costurar algo eu mesma para poder usar com lolita. Considerando que não tenho uma máquina de costura (ainda!), pensei que a melhor opção era costurar algo pequeno, como um acessório de cabelo. Eu havia comprado um metro de tecido de algodão branco na IKEA, tinha uma porção de rendinhas e fitas em casa, então decidi começar com isso para criar o meu headdress.

Hey, there! I wanted to share this accessory I made last week. I missed having something handmade by me, missed being able to sew something myself to weat it with my lolita outfits. Considering that I don't own a sewing machine (yet!), I thought the best option was to sew something small, like a hair accessory. I had bought a whole meter lenght of white cotton fabric at IKEA, I had plenty of laces and ribbons at home, so I begun with this to create the headdress.

sewing material for a simple lolita headdress - materiais de costura para um headdress lolita simples

Eu cortei um retângulo de tecido com o dobro da largura que eu queria para o headdress. O comprimento dessa peça eu fiz medindo de uma orelha a outra, passando pelo alto da minha cabeça. Depois disso, cortei o tecido na metade, para ter duas longas tiras de algodão branco. Então, prendi as fitas com alfinetes para formar um efeito entrecruzado.

I cutted a rectangle of fabric with twice the width I wanted for the headdress. The lenght was made measuring from one ear to anoter, passing through the top of my head. Afterwards, I cutted the fabric in half, to have two long strips of white cotton. Then I secured the ribbons with pins to make a crisscross effect.

fabric with crisscrossed ribbons and pins - tecido com fitas cruzadas e alfinetes

Só nesse momento eu percebi que não tinha fitas para prender o headdress no a cabeça! Daí fui até um bazar perto de casa (o TEDi!) comprar o que faltava. Aproveitei para selar as pontas das fitas com esmalte transparente, para que as fitas não desfiassem. Uma outra forma de selar fitas de cetim é com isqueiro ou fósforo, mas eu não gosto muito de mexer com fogo...

Just at this moment I realized I didn't have enough ribbon to tie the hedaddres on my head! Then I had to go to a bazaar/dollar store near my home (TEDi!) to buy what I needed. I also took some time to seal the ends of the ribbons with clear nail polish, so they would not fray. Another way to do that is using a lighter or matches, but I don't like dealing with fire...

using nail polish to stop a ribbon from fraying

Enquanto esperava isso secar, fui costurando a renda ao redor do headdress. Depois, fiz lacinhos com as fitas para decorar as pontas do meu novo acessório de cabelo.

While I waited it to dry, I went on sewing lace around the headdress. Afterwards, I made some bows for decorating the ends of my hair accessory.

nao sei

"Por que eu cortei duas tiras de tecido iguais?" você pode estar se perguntando. A minha ideia era fazer o acabamento mais limpo e bonito que eu podia, sem costuras aparecendo na parte de baixo do headdress. Foi assim que ele ficou depois de pronto:

"Why cutting two stripes of fabric?" you may ask. My idea was to make the finish as pretty and clean as possible, without seams showing on the underside of the headdress. This is how it looks after it's done:

headdress - front and back sides

Essa já é a segunda vez que costuro um headdress retangular dessa mesma forma. O primeiro eu fiz para combinar com um lindo JSK da Innocent World que eu tinha, num tom de bege difícil de achar acessórios da cor certa. Vendi no Lacemarket junto com o JSK e a dona nova gostou muito :)

This is the second time I make a rectangle headdress like this. The first one I made to match a beautiful Innocent World JSK that I had, in a very specific beige tone that was hard to find accessories for. I sold it on Lacemarket along with the JSK and the new owner loved it :)

rectangle headdress

Misturei branco e offwhite justamente para ficar mais versátil com meu guarda-roupa pequeno, acho que a tática vai funcionar ;) Espero que tenha sido bom esse tutorial, e que você possa fazer criações lindas inspiradas nisso! Beijinhos ♡

I mixed white and offwhite on purpose to make it more versatile with my small wardrobe, I think the trick will work out ;) I hope this was a nice tutorial, and that you'll make beautiful creations inspired by it! Kisses ♡

2 comments:

  1. Replies
    1. obrigadinha! Quero logo comprar mais coisas de costura (inclusive a máquina hehe) para poder fazer peças maiores :)

      Delete