Tuesday, July 26, 2022

Hello, World! - Blogging in 2022 ♡

Lolita fashion coordinate in 3 different poses, under the title 'Hello World' in pink

Olá, mundo! Blogando em 2022

"Hello World". É assim que os programadores começam um novo programa/uma nova coisa, só para testar e ver se está funcionando bem. Então, olá, e, boas vindas ao meu blog!

Começando por uma pergunta, quem em sã consciência planeja começar um blog lolita do zero em pleno 2022? Não é verdade que os blogs perderam a força e a vida está no Instagram e no TikTok?

"Hello World". This is how developers start writing a new program/project, just to test and see if it is working well. So, hello and welcome to my blog!

So, let's begin with a question: who would think to begin a brand-new lolita blog in 2022? Isn't it too late? Isn't it true that blogs have lost that original "strenght" and life is in Instagram and Tiktok??

Bem, isso pode ser parcialmente verdade. Redes sociais em geral acabam sendo mais rápidas de usar e tem um apelo maior, potencialmente atingem mais pessoas ao mesmo tempo. Mas ao mesmo tempo, se você parar pra analisar, elas vêm e vão.

Quando elas começaram, se chamavam de sites de relacionamento, caso do Orkut, Facebook e alguns outros. Depois, ali na época do Google+, viraram "redes sociais", junto com o Twitter, Tumblr e Instagram. Agora temos o TikTok, mas antes já tivemos o Snapchat e o Vine. Isso que eu nem estou contando o YouTube, que é um gigante que sobreviveu a todas essas eras mas hoje em dia disputa espaço com o Twitch, Vimeo e outros.

Então... As redes sociais chegam e eventualmente mudam ou somem, mas se você tem um espaço só seu na internet, pode sobreviver a todas essas mudanças. Será que isso não é um excelente motivo para criar um conteúdo que possa PERMANECER?

Well, that can be partially true. Social media in general is quicker to access and has a bigger appeal, it could potentially reach more people at once. However, if you take some time to analyse it, social media come and go.

When they began, they'd be called relationship sites (ok, that was a rough translation from portuguese, I'm not sure how SNS were called in the days of MySpace) - that was the case of Orkut, Facebook and some others. Sometime after, Google+ popped up and we began calling them "social network" or "social media", along with Twitter, Tumblr and Instagram. We now have Tiktok, but before there was Snapchat and even Vine. And I'm not even putting Youtube on the same list, a giant that survived all those eras, but that now disputes views with Twitch, Vimeo and others.

So... Social media sites come, eventually change or fade away, but if you have a place of your own on the Internet, you can survive all those changes. Isn't that an excellent reason to create content that can LAST?

Eu gosto de coisas que possam permanecer e a gente possa acompanhar a evolução delas com o tempo.

Lolita é assim pra mim. Nunca foi uma fase, é uma permanente transformação.

I like things that can last and that we can follow its evolution over time.

Lolita is like this to me. It has never been a phase, its an ever going transformation.

pixel art tea cup

Ah, não me apresentei! Sou a Heidi, e não, esse não é um pseudônimo ou nickname legal que eu escolhi. Pensei em usar alguns dos meus apelidos antigos mas nada parecia refletir o que eu quero mostrar aqui. Antigamente a gente considerava ruim expôr nossos nomes verdadeiros na internet, vocês lembram disso? Em fóruns ou mesmo nas redes sociais, a gente criava apelidos interessantes. Muitas pessoas usavam nomes asiáticos por conta da febre que foi a cultura japonesa nos anos 2000, e algumas dessas pessoas ainda são conhecidas por esses apelidos. No meu antigo twitter e no tumblr, meu apelido era candy_kisaki - Imperatriz dos Doces soa bem pomposo né? No Livejournal, que era/é uma mistura de rede social com fórum, que só conheci através do pessoal lolita, meu apelido era Anachronie. Na época eu quis misturar "anacronismo" - uma coisa fora de seu tempo - com a língua alemã, que eu amo, então procurei essa palavra em alemão e achei bonito.

O blog se chama "Hiding in Frills" porque significa "se escondendo em babados" mas porque o som em inglês fica parecido com o meu nome, "Heidi em babados". Essa ideia maravilhosa foi da Carol Chadias, e faço questão de usar. Acho que é por causa da "Heidi N Closet" de alguma temporada de from RuPaul's Drag Race, não assisti mas achei interessante!

Eu estou no meio lolita desde 2006. Isso significa que estou fechando meus 16 anos dentro dessa moda, o que basicamente me torna uma dinossaura.

I didn't introduce myself! I'm Heidi, and that's not an alias or cool nickname that I chose. I thought of using one of my old pen names here on the web but nothing seems to reflect what I wanna show here. In the old times, we considered bat to expose our true names on the internet, do you remember that? In forums or even SNS we would come up with clever or interesting names. Many would use asian names (especially japanese) due to that anime/Japan craze in the early 2000s, and some people are still known by those nicknames. On my old twitter and my tumblr, my nick was candy_kisaki - candy emperess, how fancy that sounds? At Livejournal, that was/is a mix of sns and forum, that I only found out through the lolita community, my name was Anachronie. At that time, I wanted to mix "anachronism" - something out of its time - with the German language, that I truly love, so I searched for this word in German and found it really pretty.

The blog is called "Hiding in Frills" because it sounds like my name, "Heidi in Frills". This wonderful idea came from my friend Carol Chadias, I think because of "Heidi N Closet" from some season from RuPaul's Drag Race. Never watched it but found really interesting! Anyway, really mean to use this name.

I've been into lolita since 2006. That means I've been following the fashion for almost 16 years, which basically turns me into a dinossaur.

dinosaur lolita - art by Savannah Horrocks

Ilustration by savannahhorrocks

Sinceramente? eu AMO poder ser uma dino-lolita / lolitossaura / veterana. É um prazer poder ver como um estilo de se vestir evoluiu ao longo dos anos, e como a gente cresce junto.

Acho que isso conta muito da minha motivação para escrever. Quero contar minhas histórias sem ser só num diário de papel, e fazer as pessoas sentirem coisas lendo - rir, se identificar, chorar um pouquinho com os dramas, achar inspiração... Quero expôr minhas idéias sem ter tanto medo. Eu quero poder compartilhar o que eu aprendi ao longo desses 15+ anos, e quero continuar debatendo e aprendendo.

Claro, lolita é uma moda e moda é uma coisa visual. Óbvio que qualquer plataforma de foto sempre vai ser útil pra quem é lolita, mas pra uma moda tão complexa, com tanta história, será que não vale a pena também escrever?

Honestly? I LOVE being a dino-lolita / lolitosaur / veteran. For me, it is a pleasure to see how a style of dressing up has evolved, and how we grew together with that.

I think that it tells a lot about my motivation to write. I wanna tell my stories without being just on a paper journal, and I wanna make people feel things when reading - laugh, identify themselves, cry a little bit with some drama, find inspiration... I want to expose my ideas without being so scared. I wanna share what I learned through this 15+ years, and wanna keep discussing, debating and learning.

Of courese, lolita is a fashion and fashion is a visual thing. Obviously any photo platform will always be useful for who wears lolita, but for such a complex fashion style, with so much history, wouldn't writing be worthwhile too?

(Ainda não me decidi sobre a língua. Quero escrever em português, porque é minha língua nativa, e em inglês porque quero que mais gente tenha acesso a esses textos. Considero a hipótese de escrever em alemão (leider nicht mein Muttersprache!) porque estou morando na Alemanha, mas confesso que não sei se isso vai ser relevante pra alguém, ou se vai ser só pra eu mesma poder praticar uma língua. Ficamos em Português e em Inglês por enquanto, é um pouquinho mais sensato.

Eu infelizmente sou tímida demais pra gravar vídeos - quando eu olho pra câmera, fico completamente sem graça e não consigo falar direito, ou fazer caras e poses legais. Eu só meio que congelo (?) Se eu olho os vídeos que gravei, me escondo, chega a me dar agonia. Tenho um bocado de vergonha da minha voz fininha (embora eu adore cantar) então ia ficar complicado gravar qualquer coisa. Eu não sei o quanto eu ia gostar de pular na moda de ser Youtuber falando sobre lolita - a não ser que eu tivesse como mostrar minhas coisinhas e sem olhar pra câmera. Eu sinceramente prefiro fazer vídeos meus usando lolita mas jogando alguma coisa ou cozinhando, acho que seria menos comum e mais divertido pra quem assiste (e pra mim também!).

Então fica combinado aqui <3 Textos! Eu adoro escrever, e acho que do jeito que eu coloco as palavras aqui, fica quase igual ao que eu estou pensando e ao que eu falaria.

Espero que vocês possam seguir comigo nessa jornada!

Aproveitando ainda, queria fazer uma pequena lista nesse post. Eu costumava ler MUITOS blogs escritos por lolitas, e isso construiu muito de quem eu sou. Não me lembro de todos e talvez nem todos esses blogs estejam ativos hoje em dia, mas quero deixar registrado aqui, pois eles ainda podem inspirar muita gente ^_^

(I haven't decided about languages yet. I wanna write in Portuguese, because it is my native tongue, and in English because I want my texts to reach more people. I consider writing in German (leider nicht mein Muttersprache!) because I'm living in Geramny, but I doubt this will be relevant to anybody, or if it would be just for me to practice the language. Let's just keep Portuguese and English for a while, it is more reasonable.)

Unfortunately I'm too shy to record videos - chen I stare into a camera, I get completely weird and can't speak properly, or keep a nice looking face or poses. I just kinda freeze (?) If I ever look at videos that I took, I tend to hide, I feel real angst in that. My voice is too thin, high-pitched and I tend to speak too fast, it would be a mess to record anything. So I'd never jump into the youtube bandwagon to be a lolita youtuber - unless there was a way to show my stuff without looking at the camera. I'd rather just make videos wearing lolita but doing something else, like playing my favorite games, baking or fixing some toys, it would be more fun to me and also to whoever watches it :)

So, we have a deal <3 texts! I love writing, and I think that the way I put my words here feels just like what I'm thinking / would be saying out loud.

Hope you can follow me in this journey!

Since we're here, I wanted to make a small list on this post. I used to read a LOT of lolita blogs, and (along with other things) it made me who I am now. I don't remember every single one of them and some might not even be active anymore nowadays, but I want to keep here as a reminder, because they still can inspire many people ^_^

 

pixel art - máquina de escrever

 

Lolita Charm / Parfait Doll, inativo / no longer active. Acesso/access: internet web archives

La Carmina

F Yeah Lolita

Raine Dragon

Reino de Morango

My Subarashii Lolidays

Dias de Chá

Unicornio Alternativo

Tea And Macarons

Gotas de Baunilha

Bonniviwii

Roli's Ramblings

8 comments:

  1. Que demais que você começou um blog!!! Ameiii!!! E obrigada por me marcar nos links, é uma honra <3!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Yay! Acho que nunca é tarde pra começar algo novo né?

      Ainda quero fazer uma coisinha na lateral do blog para marcar quem eu quero divulgar, como eu faço no Doll Hospital. Acho que tu não se importa se eu colocar um bannerzinho teu, né? ;)

      Delete
    2. Awww eu ia ficar super contente! Se você tiver um bannerzinho seu também, depois me passa o html que colo lá no meu blog, mas já adicionei o seu blog na minha lista de leitura ^^

      Delete
    3. Yay! ok, te mandei o banner por DM, espero que esteja ok! beijinhos!

      Delete
  2. Que demais Heidi! Blogs são ótimas maneiras de documentar nossas vidas. Quero ver seus looks com o casaco!

    Visite meu blog: berryellen.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. O casaco? Agora que está ficando mais frio vou querer usar o tempo todo hihihi :) pode ter certeza!
      E vou visitar o seu blog sim, já adorei o nome!

      Delete
  3. Aaah que satisfatório encontrar mais um blog lolita legal nessa internet! Eu também amo blogs e alguns dos que você citou também me inspiraram muito. Penso parecido com você quando o assunto é blogs. É algo bem mais personalizado, individual, e podemos deixar com a nossa cara e contribuir com as nossas experiências e impressões sobre a moda... já está adicionado nos meus favoritos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Yayy! Que bom que tu gostou do meu blog! Eu acho que é bom pra gente poder jogar tudo o que quer sem se preocupar com outras coisas das redes sociais... Já quero ler o seu também! Trocar experiências é o máximo ^_^

      Delete