Saturday, August 26, 2023

Tag ♡ 10 year challenge

10 year challenge

10 anos de evolução lolita~

10 years of lolita evolution~

i love you pixel art

Quando vi essa tag no instagram da BrizBlossom tempos atrás, eu tive certeza que queria parar pra analisar esses anos. Eu ja uso lolita faz mais tempo, mas faz sentido olhar pra dez anos atrás, lá em 2013, porque foi quando pude ir no primeiro Meeting Nacional da minha vida. Foi a primeira viagem que fiz por conta de lolita, e isso me abriu um mundo que eu não imaginava.
Quero falar um pouco sobre minha evolução pessoal nesse estilo de moda japonesa, e depois sobre uma visão mais geral. ♥

When I saw this tag on BrizBlossom instagram a while ago, I was sure I wanted to stop and think about these years. I've been using lolita for longer than that, but it makes sense to look back ten years, back in 2013, because that's when I was able to go to the first National Meeting of my life. It was the first trip I took because of Lolita, and it opened up a world I had never imagined.
I want to talk a little bit about my personal evolution in this Japanese fashion style, and then a more general view. ♥

challenge: lolita 10 years

Coordinate rundown

Left: Mary Magdalene replica OP, TaoBao Cookie bag, offbrand lace tights and flats.

Right: Violet Fane JSK, offbrand everything else

Both: MeLikesTea petticoat and bloomers

cinnamoroll pixel art

Coisas que eu percebo que mudaram de lá pra cá:

  • Passei a ter menos peças aleatórias, e sim um armário que se combinava mais entre si
  • Sinto que fixei mais meu estilo entre coisas que usam preto mas podendo ser misturada com tons mais fofos (rosa, creme, lilás ou vermelho)

Things I see that changed through these years:

  • I started to have less random pieces, and instead a closet that things matched better among themselves
  • I feel like I've fixed my style more between things that use black but can be mixed with cuter tones (pink, cream, lilac or red)
lolita wardrobe

Wardrobe Example by FYeah lolita

  • Descobri que DETESTO usar azul claro :( eu acho lindo nos catálogos e em outras lolitas, mas quando eu uso, me sinto feia no espelho. É como se eu tivesse saído de um hospital, berçário ou manicômio, e as três idéias me assustam. Agora entendo por que eu fiz questão de não ficar com meu antigo Fancy Hospital, apesar de ser uma das minhas estampas favoritas de todos os tempos.
    (Mint não é azul claro!!! São universos completamente diferentes, hahaha. Azul marinho e Royal também são legais. É aquele azul-bebê, também chamado de sax por algumas marcas, que eu não consigo usar.)
  • I found out that I HATE wearing light blue :( I think it's beautiful in catalogs and other lolitas, but when I wear it, I feel ugly in the mirror. It's like I've just left a hospital, nursery or insane asylum, and all three ideas scare me. Now I understand why I made a point of not keeping my old Fancy Hospital, despite it being one of my all-time favorite prints.
    (Mint is not light blue!!! They are completely different universes, hahaha. Navy blue and Royal are also cool. It's that baby blue, also called sax by some brands, that I can't wear.)
baby blue (sax) Lolita Dress

Blue dress on Lolibrary

  • O tamanho da minha coleção aumentou significativamente e eu finalmente passei a ter mais peças "de sonho"/extremamente desejadas por mim. O segredo é dinheiro :P é uma consequência por ser mais velha e ter um trabalho mais estável, em oposição a fazer faculdade + estágio.
  • The size of my collection increased significantly and I finally started to have more "dream"/extremely desired pieces. The secret is money :P is a consequence of being older and having a more stable job, as opposed to college + internship.
cinnamoroll pixel art

Menos a ver com minha bolha e mais com lolita no geral, eu percebo como o estilo tá mais aberto. Meias curtas e blusas transparentes, coisas que eram bem mal vistas lá em 2009, passaram a ser aceitáveis e hoje em dia são corriqueiras. Mais do que um estilo estabelecido, eu vejo as pessoas usando como forma de expressão pessoal e experimentação - um pouco como era lá em 1990 e poucos, mas agora com muito mais recurso. É como poder ter acesso a todas as tendências de uma só vez, e você não é considerado "fora de moda" porque está usando uma mini-modinha de 10 anos atrás. Dá pra curtir tudo o que você gosta e ainda tentar coisas novas! Pra mim, é um excelente momento pra usar lolita. ❤

O acesso às peças hoje em dia é mais fácil (inclusive se falando de TaoBao!), existem mais opções para quem gosta de marca, as indie brands tem apresentado peças e coleções cada vez mais profissionais e LINDAS... Não sei, eu sou muito grata pelo que passou, mas sou ainda mais feliz por estar nesse momento presente, aqui e agora.

oldschool lolita outfits

Oldschool Coord

Less to do with my bubble and more with lolita in general, I notice how the style is more open. Short socks and transparent blouses, things that were very frowned upon back in 2009, have become acceptable and are now commonplace. More than an established style, I see people using it as a form of personal expression and experimentation - a bit like it was back in the 1990s, but now with much more appeal. It's like being able to access all the trends at once, and you're not considered "out of style" because you're wearing a small fad from 10 years ago. You can enjoy everything you like and still try new things! For me, it's a great time to wear lolita. ❤

Access to pieces is now easier (including TaoBao!), there are more options for those who like brands, indie brands have been presenting pieces and collections that are more and more professional and BEAUTIFUL... I don't know , I'm so grateful for what I've been through, but I'm even happier to be in this present moment, here and now.

experimental lolita fashion look

Reddit

Qual é a mudança que você mais gostou de ver em lolita, de 10 anos pra cá?

Por hoje é isso, até a próxima vez! Beijinhos ♡

What is your favorite change to see in Lolita from 10 years ago till now?

That's it for today, see you next time! Kisses ♡

2 comments:

  1. Amei a tag e seu post! Eu tbm fico super feliz em saber que acessórios, materiais etc que antes era um "tabu" na moda, hoje já são aceitos com mais facilidade. É como sempre pensei pensei que a moda deveria ser: através dela, fazer as pessoas se sentirem bem e se divertirem ao vestir! Eu tbm me sinto meio apagada com azul e com lilás mas mesmo assim queria tentar um outfit com lilás.. Vc já tentou descobrir sua paleta de cores? Depois que eu fiz, me ajudou muito a entender pq eu não me sentia muito bem com algumas cores e passei a usar outras que antes seriam impensáveis 😅 (minha paleta é inverno profundo 😁)..

    ReplyDelete
    Replies
    1. Awww, feliz que você curtiu! Eu acho que o mais importante é a moda servir pra gente se expressar e se divertir - e hoje em dia isso tá mais forte, o que é ótimo!!
      Eu já percebi que lilás mais "quente" (rosado) fica melhor em mim do que os mais "frios" (azulados), então acho que a paleta faz bastante diferença! Mas eu nunca consegui descobrir qual é a minha ^^' parece que sempre tem alguma coisa meio off... Atualmente suspeito que eu seja algum tipo de outono (????)

      Delete